[Resenha] Raízes do Rio Amazonas do Autor Marcelo Leite - por Nilton Alves



sinopse

Marcelo Leite e sua experiente equipe nos levam para uma incrível jornada em busca da nascente do rio Amazonas, a maior bacia hidrográfica do mundo. Eles vão de moto e barco por 60 dias desde a costa Atlântica até os 5.200 m de altura do Nevado Mismi no Peru, uma aventura fantástica! Esta obra emocionante nos brinda com retratos e cenas que maravilham os olhos, desde a descoberta da imensidão do rio Amazonas até o contato com culturas absolutamente surpreendentes. Nessa longa travessia amazônica, as lentes registram a natureza brutal, as cenas do cotidiano, os artistas, os cantores, a culinária, os sorrisos e as brincadeiras das crianças. Vemos diferentes modos de vida, dos caboclos, dos pescadores, dos garimpeiros, das comunidades indígenas, dos isolados das estradas e dos isolados dos rios. Descobrimos um mundo diferente, da água salobra da praia da Romana às aguas geladas nas alturas Andinas. Da mata fechada às areias dos altiplanos peruanos. Dos cosmopolitas Manauaras às famílias ribeirinhas do Alto Solimões. Das comunidades Saterês-Mawê aos Boras, sem esquecer os Kokamas e os Tikunas. Um lugar mais surpreendente que o outro. Um mais lindo que o outro. Uma experiência maravilhosa sob o comando do Rio Amazonas.


Resenha :

Olá amigos hoje vim trazer para vocês a resenha do livro fotográfico Raízes do Rio Amazonas do Autor Marcelo Leite publicado em 2015 pela Editora Gente.

Esse livro é a realização de um sonho que o autor Marcelo tinha de percorrer o trajeto do Rio Amazonas de moto. Da Foz à Nascente E para a realização desse sonho ele comandou uma equipe de pilotos de várias partes do mundo para juntos fazerem esse trajeto.

São eles:

Chris Cowper (Austrália);
Guy Mathew (Reino Unido);
Jean Chistophe Balasse (França) e
Julio Velastegui (Equador).

O livro retrata não só o que os pilotos viram, mas também o que viveram e sentiram ao longo da viagem através desses registros veremos os diferentes modos de vida dos povos que vivem a margem da bacia amazônica, veremos cenas do cotidiano das pessoas, sua culinária e cenários lindos da natureza.

O Rio Amazonas é o personagem principal desse livro.

O livro contém imagens e textos que se complementam e nos levam de carona a viajar e conhecer um pouco sobre essa região do Brasil que é pouca conhecida por nós pois quando se fala de Amazonas a primeira coisa que nos vem a cabeça é uma Mata densa cheia de animais, explorada por madeireiros. Quando na verdade o que comanda a vida e os povos nessa região é o próprio Rio Amazonas.

O livro possui 256 páginas e é  impresso em papel couchê 115g. E vem acompanhado de um DVD com o filme documentário da expedição Raízes do Rio Amazonas.

O livro é lindo quero parabenizar o Marcelo Leite que foi o autor responsável pela direção geral do projeto, ao Miguel Leite que foi responsável pela direção de fotografia e a toda a equipe da explicação Raízes do Rio Amazonas pelo belo projeto.

Gostaria de agradecer a Patrícia Nunes da Dream World Quest que entrou em contato comigo e mim enviou o livro. Obrigado adorei conhecer o projeto.

Para mais informações sobre o autor e a expedição acesse:

www.raizesdorioamazonas.com